" ide por todo o mundo e pregai o evangelho. "
Marcos 16:15
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho. "
Marcos 16:15
Jesuseapalavra
.Com
Copyright
©
Todos os Direitos Reservados 2007-2011 Jesuseapalavra
Página Inicial /
Notícias /
Apoie Nosso Progeto
counter customisable
counter customisable
counter customisable
Sexta
Estudo adicional
Em seu cativeiro, o povo havia perdido em grande medida o conhecimento de Deus e dos princípios da aliança abraâmica. Ao libertá-los do Egito, Deus procurou revelar a eles Seu poder e misericórdia, para que fossem levados a amá-Lo e confiar nEle. Para que percebessem seu completo desamparo e sua necessidade da ajuda divina, Ele os levou ao Mar Vermelho, onde, perseguidos pelos egípcios, a fuga parecia impossível. Então, Ele operou o livramento deles. Assim, eles se encheram de amor e gratidão para com Deus e de confiança no Seu poder para ajudá-los. Ele os havia ligado a Si, na qualidade de seu libertador do cativeiro temporal.

“Mas havia uma verdade ainda maior a ser gravada na mente deles. Vivendo no meio da idolatria e corrupção, eles não tinham uma concepção verdadeira da santidade de Deus, da excessiva maldade de seu próprio coração, de sua total incapacidade de, por si mesmos, prestar obediência à lei de Deus, e de sua necessidade de um Salvador. Eles precisavam ser ensinados em tudo isso” (Ellen G. White,
Patriarcas e Profetas, p. 371).

“A lei de Deus, proclamada em terrível majestade do Sinai, é a declaração de condenação ao pecador. A função da lei é condenar, mas não há nela nenhum poder para perdoar ou redimir (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 6, p. 1.094).

Perguntas para reflexão
1. Pense na ideia de promessas, especialmente as que foram quebradas. Como você se sentiu quando uma pessoa quebrou uma promessa feita a você? Que diferença fez se a pessoa pretendia cumprir a promessa e, depois, ou não conseguiu ou mudou de ideia, ou se você percebeu que a pessoa nunca quis cumpri-la? O que aconteceu com seu nível de confiança depois que a promessa foi quebrada, não importando o motivo? É importante saber que você pode confiar nas promessas de Deus? Ou, como você pode aprender a confiar nas promessas de Deus em primeiro lugar??
2. De que maneiras estamos em perigo de ser corrompidos pelo nosso ambiente, a ponto de perdermos de vista as importantes verdades que Deus nos deu? Como descobrir quais são essas influências corruptoras? Como podemos neutralizá-las?

Resumo:
A proclamação da lei no Sinai não invalidou a promessa que Deus fez a Abraão, nem a lei alterou as provisões da promessa. A lei foi dada para que as pessoas fossem conscientizadas da verdadeira extensão da sua pecaminosidade e reconhecessem sua necessidade da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

Ano Bíblico: Jo 16–18



Liç0po da Escola Sabatina